Ainda há um grande número de acidentes com crianças causados pela roupa. Por isso o INMETRO criou normas para garantir a segurança do vestuário infantil. Você pode conferir todas essas normas no post Normas de segurança para roupas infantis. É muito importante que essas normas de segurança sejam bastante divulgadas entre os pais, para prevenir acidentes.
O vestuário infantil, principalmente o que é destinado à faixa etária entre 0 e 7 anos, deve passar por uma supervisão para assegurar que não oferece risco à criança. Abaixo vão algumas dicas para que os adultos possam fazer uma boa avaliação e escolhas mais seguras na hora da compra, segundo as recomendações do INMETRO.
Cordões
Cordões e fitas decorativos ou funcionais, devem ser curtos, de no máximo 15 cm, para evitar o risco de a criança se enganchar.

Capuz
Roupas para crianças de até 7 anos não devem ter cordões na área do capuz ou do pescoço. Caso o capuz tenha cordões ajustáveis, esses não devem ter extremidades livres e laços salientes.

Roupas com alcinha de amarrar
Devem ser evitadas para crianças muito pequenas. Caso a peça tenha esse tipo de alça, as mesmas devem ter no máximo 15 cm. Mas para maior segurança, o melhor mesmo é evitá-las.

Botões
Nas roupas destinadas às crianças menores, verifique se os botões podem ser quebrados facilmente, gerando partes cortantes ou se tem risco de desprender da roupa, podendo ser levado à boca e engolido. Verifique sempre se os botões estão bem presos à peça.

Adesivos Termocolantes
Não são aconselháveis para vestimenta de crianças menores de três anos, pois oferecem risco de soltar e serem levados à boca. O ideal é que esse tipo de detalhe seja costurado à peça.

Zíper
Roupas roupas com zíper para crianças de até 7 anos, devem ter zíper sem abertura no puxador, pois, se este for levado à boca, esse espaço pode causar acidentes com dentes de leite, que se encaixam perfeitamente nessas fendas. O zíper também deve ter proteção interna com aba de tecido, impedindo que a pele da criança seja presa pelo deslocamento do cursor.

Velcros
Devem ser evitados para as crianças de até 07 anos, uma vez que podem irritar e até cortar a pele. Os mais seguros são os que têm a base com pontas arredondas e sem arestas. A face mais macia deve ficar voltada para a pele do usuário e as bases devem ter arestas arredondadas.

Tecidos
Os tecidos utilizados para roupa infantil devem, de preferência, ser de fibras naturais. Algumas fibras sintéticas pode impedir a transpiração da pele, além de serem inflamáveis.
