O que levar na bolsa de natação das crianças?

Filha de peixe, peixinha é… Eu nado desde criança e pratico natação até hoje, por isso Julia já adora nadar! Para obter melhores resultados com esse esporte, é importante escolher bons equipamentos e mantê-los sempre organizados em uma bolsa, para não esquecer nada!

Alerta!

Quando existem crianças na área da piscina, é fundamental que sempre tenha um adulto supervisionando, a fim de minimizar a possibilidade de um acidente.

 

O que é preciso para iniciar aulas de natação?

A natação é um dos esportes mais completos que existem. Esse esporte trabalha todos os músculos do corpo, proporcionando bem-estar, se praticado regularmente. Nadar com certeza é uma das atividades preferidas das crianças por ser divertida e desafiadora. As  aulas de natação são recomendadas para todas as idades, inclusive bebês! Para saber mais sobre natação infantil leia o post Natação infantil – benefícios, riscos e melhor idade para começar

Para quem deseja iniciar as aulas de natação trago aqui no blog algumas dicas fundamentais para que o aluno tire o melhor proveito!

Alimentação balanceada e hidratação

Antes de nadar é preciso fazer uma refeição balanceada, pois não se deve praticar atividade física com fome. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para alcançar bons resultados durante e após as aulas de natação. O ideal é comer pelo menos uma hora antes de sair de casa, refeições leves e nutritivas. Devemos dar prioridade à ingestão de água e carboidratos, evitando o consumo de gorduras. Sanduíche natural, biscoitos integrais, frutas e iogurte são boas opções.

Depois de gastar muita energia na piscina é preciso repor esses nutrientes perdidos durante o exercício. Para isso, devemos oferecer à criança alimentos que contenham carboidratos, lipídeos e proteínas, dentro de uma dieta adequada à faixa etária.

Hidratação

Por ser um esporte aquático, muitas pessoas acham que não precisam beber água durante a prática. Mas em qualquer atividade física, o corpo perde líquido na forma de suor e precisa repor a água perdida. Como estamos em baixo da água não percebemos a desidratação. A sede é um sinal de que seu corpo já está com falta de água, por isso não se deve esperar ficar com sede para beber água!

Lembre-se de que a hidratação é importante, principalmente para as crianças, que perdem líquido muito mais rápido do que os adultos. Por isso, é indispensável levar sempre uma garrafa de água à piscina e oferecer à criança durante ou depois da aula, para evitar o risco de desidratação.

Escolha do equipamento ideal

Um bom equipamento faz toda a diferença durante a aula de natação, contribuindo para um melhor desempenho do aluno e tornando a atividade ainda mais prazerosa. Quando se trata de crianças, acertar na escolha é ainda mais importante porque o material adequado, além de dar mais segurança, ajuda no aprendizado dos primeiros movimentos na água.

Roupa de banho

A escolha da roupa de banho adequada também é muito importante. Preferencialmente, maiôs e sungas não devem ser muito justos ao corpo e oferecer pouco atrito. O mais importante da escolha da roupa para a prática de natação é a segurança. Roupas para piscina devem ter modelagem simples sem cordões ou outros detalhes que faças volume, para evitar que a criança fique presa pela roupa em escadas ou ralos. Além disso, o material deve ser confortável e resistente à corrosão de cloro e sal.

Para saber mais sobre a escolha da roupa de banho, leia o post Guia completo – Como escolher a melhor roupa de banho infantil

Touca

Para crianças menores que têm pouco cabelo, pode-se optar por uma touca de malha com elastano, que são mais confortáveis. Para as crianças maiores, a touca de silicone é muito mais eficiente em segurar os cabelos e o proteger do contato com o cloro e o sal.

Importante!

O ralo da piscina tem grande poder de sucção que ajuda a absorver a sujeira, resíduos e partículas, permitindo que ocorra, também, a circulação da água para manter a piscina limpa. Porém, o ralo principalmente de piscinas mais antigas também é tido como um risco em potencial para banhistas de todas as idades.

Um dos principais riscos que envolvem os banhistas, na piscina, é o cabelo solto que pode ser sugado. Só prender os cabelos com um elástico não elimina esse risco. O uso de toucas, pode evitar que uma criança seja sugada ou fique presa no fundo da piscina pelo cabelo. Também devem ser evitados acessórios como correntes, pulseiras, relógios, braceletes, etc.

Óculos de natação

Quando a criança já está na fase de aprender a respirar embaixo d’água, os óculos de natação são importantes para proteger os olhos do contato com o cloro. Estes devem oferecer conforto e proteção, por isso deve ser anatômico e fácil de ajustar.

Existem muitas opções de óculos, com apelos comerciais de personagens famosos, com cores e formatos variados. Com a variedade de modelos, cores e designs, pode não ser tão simples escolher os óculos de natação, não é mesmo? Separei abaixo algumas dicas que você precisa levar em consideração na hora da escolha:

Fixação

Os óculos de natação precisam estar bem fixados ao seu rosto. Por isso os melhores são aqueles que têm uma tira dupla para fixação.

Tamanho

Os modelos ideais são aqueles encaixam perfeitamente na cavidade dos ossos da face. Lembre-se de que as crianças devem usar modelos infantis, específicos para a sua faixa etária. As melhores marcas especificam na embalagem a indicação de idade. De preferência deve-se levar a criança quando for comprar os óculos de natação para que ela possa experimentar e você possa verificar se são confortáveis e ajustam com facilidade.

Apoio nasal

O apoio nasal dos óculos, pode parecer um simples detalhe,  mas faz toda a diferença. Prefira óculos com apoios feitos de silicone, que são mais confortáveis para a pele delicada das crianças, do que os de plástico.

Visibilidade

Para escolher a cor da lente dos óculos é preciso considerar o tipo de ambiente onde será a aula. As lentes mais claras servem para ser usadas onde há luzes artificiais ou com baixa luminosidade e as lentes escuras são ideais em ambientes com bastante luz.

Outro item importante é o revestimento anti-embaçante das lentes, pode te trazer muita praticidade durante a aula, uma vez que a criança não vai precisar parar constantemente para desembaçar seus óculos.

Grau

No caso de crianças que precisam usar óculos de grau, pode-se recorrer aos modelos oftálmicos específicos para natação. Eles são feitos de material bastante resistente que permitem enxergar perfeitamente na água.

Como escolher a bolsa certa para a Natação?

Para transportar todo o material da aula de natação do seu filho(a) você precisa fazer uma boa escolha de bolsa que permita separar o material molhado após a aula.

O ideal é que a bolsa de natação seja de um modelo simples e prático. Nós optamos por uma bolsa estilo sacola impermeável com um bolso frontal para objetos pequenos, com um saco impermeável extra com zíper para colocar a roupa molhada após a aula.

Como organizar a bolsa de natação

Para as crianças é sempre mais prático vestir a roupa de banho em casa, antes de ir para a piscina. Caso tenha que vestir a roupa de banho no vestiário antes da aula, coloque-a na parte de cima, junto com a toalha. A roupa seca que a criança vai vestir depois de nadar deve estar no fundo da bolsa.

Após a aula, o ideal é tomar banho para tirar o cloro do corpo. Se a criança for tomar banho em casa, é indicado tomar uma chuveirada para retirar o excesso de cloro. Se for tomar banho no vestiário, é importante lavar bem o corpo e os cabelos e passar um hidratante para uso infantil depois do banho. Guarde os produtos de higiene em um saco impermeável, para evitar vazamentos.

Algumas dicas

  • Para se enxugar depois de sair da piscina, um roupão é a opção mais prática para as crianças. Uma boa dica é sempre colocar na bolsa uma toalha reserva e uma muda de roupa extra;
  • Sabonete líquido do tipo “cabeça aos pés” são sempre mais práticos;
  • Para desembaraçar os cabelos, nós usamos um creme para pentear de uso infantil e uma escova de cabelos plástica;
  • Sempre é bom levar chinelos de borracha antiaderente para evitar escorregões na hora do banho;
  • Caso a aula seja longe de casa e você precise andar no sol, não esqueça de proteger a cabeça de seu filho com um chapéu ou boné.

 

 

Espero que esse post tenha ajudado! Fique à vontade para deixar a sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

1 Comentário em "O que levar na bolsa de natação das crianças?"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] Leia também: O que levar na bolsa de natação das crianças? […]