A importância da brincadeira de boneca

Brincar de boneca é muito bom!  Venha se divertir com a Julia nesse passeio com a sua boneca Lila. Leia abaixo o post que eu preparei sobre a importância da brincadeira de boneca e confira o vídeo no nosso Canal do You Tube. Deixe o seu like e se inscreva no canal do It’s a Girl para receber notificações de novos vídeos!

A importância da brincadeira de boneca

Para um adulto, uma boneca ou boneco pode ser apenas um simples brinquedo, mas para uma criança, significa muito mais do que isso. Brincar de boneca ajuda à criança a expressar suas emoções e é uma forma de amenizar ansiedades que a criança ainda não consegue expressar somente com palavras, já que a criança projeta a sua realidade nessa brincadeira. Isso é o que dizem os psicólogos e terapeutas infantis. Mas nem todo mundo sabe a importância de brincar de bonecas no desenvolvimento infantil.

Brincar de boneca recria situações vivenciadas pela criança, elabora durante a brincadeira aquilo que está tentando entender, afinal, a boneca é uma representação simbólica do ser humano. Dessa forma a criança amplia sua visão sobre o mundo e constrói enredos e histórias que a ajudam a assimilar a realidade. A brincadeira permite à criança brincar de mãe, irmã mais velha, pai, irmão, avôs, tios, professores, etc.

De acordo com a pedagoga Célia Serrão, professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), “Se a criança recria o que vive, ela recria também o afeto que recebe e assume o papel de cuidadora de bebês” A da boneca proporciona à criança exercitar as noções de afeto, quando esta percebe que pode cuidar e entende que esse cuidado dá conforto a quem recebe. Esse exercício de afeto, pode formar adultos mais generosos e emocionalmente equilibrados no futuro.

Menino ou menina?

Para os mais conservadores, brincar de boneca é coisa de menina e que meninos não devem brincar, mas essa é uma brincadeira que não faz distinção de gênero, já que é uma imitação da vida real e ajuda a criança a aprender a se relacionar, expressar suas emoções, demonstrar empatia e entender melhor como funcionam as relações humanas como amizade. Por isso, brincar com bonecos ou bonecas é muito importante para o desenvolvimento emocional saudável tanto de meninos quanto de meninas. Todos os brinquedos são importantes no desenvolvimento da criança.

Um pouquinho de história

A boneca é um brinquedo bem mais antigo do que muitos imaginam.A primeira versão do brinquedo é datada de 3000 A.C.  A origem das bonecas remete ao início da civilização. Há escavações arqueológicas revelando os objetos que as crianças egípcias brincavam e a boneca está entre eles.

Aqui no Brasil, ela chegou com os escravos na tradição do vodu. As bonecas de pano mais estruturadas vieram junto com a tradição europeia em 1800. Cada uma das nacionalidades tem bonecas de pano associadas e como o Brasil foi colonizado por vários países, temos várias tipos de bonecas.

Tempo para brincar

E você, já parou para prestar atenção em como seu filho ou filha brinca? Ou melhor, você tira tempo para participar da brincadeira de boneco com a criança? Se você não tem muito tempo, saiba que alguns minutinhos por dia já são o bastante para dedicar à essa atividade. O mais importante é passar algum tempo junto com a criança e deixar que ela conduza a brincadeira.

Acompanhar a criança no processo da brincadeira é muito importante. Essa pode ser uma forma de descobrir o que ela sente e até mesmo perceber se a criança está passando por algum problema.

Espero que tenham gostado do post!

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar