Passeio no calçadão da Beira-Mar

No vídeo acima do canal do It’s a Girl no You Tube, convidamos você a fazer um passeio no calçadão da Avenida Beira Mar, guiado pela Julia. Você vai acompanhar toda a diversão e ver as belezas naturais desse lugar maravilhoso.

Aproveite para visitar o nosso Canal para assistir outros vídeos. Não esqueça de deixar o seu like e se inscrever para receber atualizações de novos vídeos!

Sobre a Avenida Beira-Mar

A Avenida Beira-Mar, é uma das mais importantes avenidas de Fortaleza, com três quilômetros de extensão, sendo  um dos principais pontos turísticos da capital cearense. O bairro que abriga a maior parte da Avenida é o Meireles, que faz parte da principal zona nobre da cidade e possui a maior concentração de hotéis e restaurantes. O bairro Mucuripe fica no outro extremo da Avenida Beira-Mar e preserva o que há de mais artesanal na tradição cearense, a pesca de jangada.

A Avenida Beira-Mar foi construída há pouco mais de 50 anos. Antes, a região era habitada por pescadores e algumas famílias que tinham casas de veraneio. A Avenida começou a ser construída em 1961, com uma grande calçada, no governo de Manoel Cordeiro Neto. Logo que foi construída, recebeu o nome de presidente Getúlia Vargas, em 1964 passou a se chamar Presidente Kennedy e depois passou a ser chamada Avenida Beira-Mar. Depois da construção da Avenida Beira-Mar, as casas dos pescadores foram transferidas para outros bairros, como a Varjota.

 

Um dos símbolos da Avenida é a estátua de Iracema, uma escultura do pernambucano Corbiniano Lins em homenagem aos 100 anos do maior escritor cearense, José de Alencar. A estátua foi inaugurada em 1965, ano do centenário do romance. 

Atualmente, a orla da Avenida, com luxuosos edifícios e hotéis e o calçadão, é um local tanto de trabalho quanto de diversão, sempre movimentado por turistas e praticantes de atividades físicas.

 

Atrativos da Avenida Beira-Mar

A Avenida Beira-Mar também tem peixada, guaraná da Amazônia, acarajé da Bahia, água-de-coco, camarão, milho, pipoca e muitas outras gostosuras para saborear. Além disso tem a Feirinha da Beira-Mar, que desde 1980 disponibiliza uma grande a variedade de produtos para os visitantes.

Um pouco a frente, no Mucuripe, o movimento das jangadas é outro atrativo, com o Mercado dos Peixes, onde se pode comprar peixes e marisco frescos.

Avenida Beira-Mar também tem um Jardim Japonês, inaugurado em 11 de abril de 2011, que foi construído em homenagem ao centenário da migração japonesa no Brasil.

Outro símbolo da Avenida Beira-Mar é o clube Náutico Atlético Cearense, fundado em 09 de junho de 1929, por um grupo de jovens esportistas. O clube oferece  salões de eventos com capacidade para até 2000 pessoas e grande estrutura para prática de várias modalidades esportivas.

O maior atrativo do lugar, com certeza são as belezas naturais dessa praia urbana. Ao entardecer, o espetáculo fica por conta do pôr-do-sol, que pode ser apreciado em um dos espigões construídos para conter o avanço do mar.

A Avenida Beira-Mar é parada obrigatória para quem visita Fortaleza e uma ótima opção de passeio para toda a família. Esse com certeza é o passeio preferido da Julia, que frequenta a praia desde que nasceu e até hoje não recusa um passeio no calçadão. Ela conhece cada cantinho da praia e do calçadão e se diverte muito explorando tudo. O melhor de tudo é que não gastamos nada com esse passeio!

 

Espero que tenha gostado desse post! Se você tem alguma sugestão de passeio, deixe nos comentários!

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz