Passeio no calçadão da Praia de Iracema em Fortaleza

Passear no calçadão da Praia de Iracema é um dos passeios que nós mais gostamos. É um lugar que mistura as belezas naturais à arquitetura urbana. A Praia de Iracema é uma praia de bairro de mesmo nome, em Fortaleza. No vídeo acima, você pode acompanhar um de nossos passeios pelo calçadão da Praia de Iracema. Aproveite para visitar o nosso canal do Youtube e deixar o seu like!

 

Praia de Iracema- um pouco de histrória

O nome anterior era Praia do Peixe, nome esse que vinha da tradição dos jangadeiros e suas famílias que habitavam o local.  Em 1930, após um concurso, a praia recebeu o atual nome. Seu nome vem da personagem Iracema,  título do romance do escritor cearense José de Alencar.

Com o crescimento industrial de Fortaleza, foram construídas casas de veraneio na praia. O início dessa mudança urbanística se deu com a vinda da família Magalhães Porto à capital cearense, que construiu o palacete que hoje é conhecido como Estoril. A partir daí, com o apoio das grandes famílias burguesas locais, o bairro começou a se modernizar.

A partir da década de 1940, a Praia de Iracema passou a ser frequentada pela boemia fortalezense. Posteriormente, o prédio do Estoril foi utilizado como cassino pelas tropas americanas sediadas em Fortaleza durante a Segunda Guerra Mundial.

Até os anos 1950, a Área Portuária de Fortaleza era situada na Praia de Iracema. A Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica foi um projeto de melhoramento da estrutura portuária de Fortaleza. Após a construção do Porto do Mucuripe na década de 1950, a Praia de Iracema, sofreu com o avanço do mar, por isso foi feito um aterro e foram construídos vários espigões ao longo da orla.

A antiga área portuária foi restaurada, revitalizada e transformada no Centro Cultural Dragão do Mar. Além disso, o bairro abriga hoje o Seminário da Prainha, a Caixa Cultural de Fortaleza, a Fundação Joaquim Nabuco, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará, o Porto Iracema das Artes, o complexo comercial da Avenida Monsenhor Tabosa,  além de boates, bares e hotéis.

Um dos símbolos da Praia de Iracema é a Estátua Iracema, a Guardiã,construída em 1996, que mostra a heroína do romance do escritor José de Alencar, em posição de batalha, segurando um grande arco.

Além da forte ligação da praia e do bairro com a famosa obra da trilogia indianista do romance brasileiro, o local também apresenta em boa parte de suas ruas nomes que representam a tradição indígena, como rua dos Tabajaras, Cariris e Potiguaras.

Opções de lazer

Quando passeamos pelo calçadão, não pode faltar a pipoca e o picolé, que a Julia adora! O pôr-do-sol é simplesmente lindo, valendo à pena fazer uma parada, sentar na areia branca da praia para apreciar. Além disso, o calçadão também tem outras atrações:

  • Aluguel de patins, bicicletas e quadriciclos;
  • Esportes aquáticos;
  • Academia ao ar livre;
  • Feirinha de artesanato

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz