Conheça os perigos escondidos nas festas de aniversário infantis

Com a entrada da Julia na escola e os novos amiguinhos, aumentou bastante por aqui os convites para festinhas de aniversário infantil. Observando os kits e lembrancinhas que a Julia trouxe para casa ultimamente, comecei a perceber os perigos escondidos nesses mimos, aparentemente inofensivos. Por isso resolvi escrever esse post para servir de alerta para outros pais.

A indústria de festa infantil tem crescido nacionalmente cerca de 30% ao ano, segundo dados da Associação Brasileira de Buffets Infantis. As empresas oferecem ao público uma grande variedade de serviços e produtos no ramo de festas infantis e cresce o número de empreendedores informais que produzem de forma artesanal os mais variados kits, desde lembrancinhas à objetos de decoração para festa.

Segundo Gerlana Olivier, uma das idealizadoras da Expofest Kids e Teens realizada anualmente no Centro de Negócios do Sebrae-CE em Fortaleza, com o aumento da demanda no setor, todo ano são criadas novas empresas e as antigas ficam maiores do que no ano anterior. Do ponto de vista econômico isso é muito positivo. Porém, a falta de regulamentação dos artigos fabricados artesanalmente para as festas, pode comprometer a segurança das crianças.

Teste do rolo de papel higiêncio

As dimensões da garganta de uma criança de 3 anos, são de aproximadamente 5,7 cm de comprimento por 3,2 cm de largura, bastante parecida com as dimensões do cilindro de papelão do rolo de um papel higiênico. Embora o rolo do papel higiênico seja um pouco mais largo do que o cilindro usado para fazer os testes de segurança, ele é uma boa base para ter certeza se um objeto é ou não seguro para uma criança. Por esse motivo, aquele cilindro de papelão é usado como referência para fazer testes caseiros de segurança.

Cilindro do rolo de papel higiênico

O teste é muito simples e rápido. Tudo o que passar pelo cilindro do rolo de um papel higiênico não é seguro para uma criança, pois pode ser engolido e causar engasgos. Até 3 anos de idade, a criança vivencia a fase oral, colocando tudo na boca. Por isso é tão importante ter esse cuidado e evitar deixar objetos pequenos ao alcance da criança. Os produtos regulamentados apresentam o selo de advertência abaixo:

O número de acidentes com crianças relacionadas a engasgos e asfixia são grandes, de acordo com a Consumer Product Safety Commission EUA (Comissão de Segurança de Produtos de Consumo). Os rótulos dos produtos com indicação de idade são o resultado de muitos testes para que os artigos infantis vendidos no mercado não tragam riscos para as crianças.

No Brasil, o órgão que regulamenta a segurança de produtos destinados ao uso infantil é o INMETRO. A certificação do Inmetro significa que o instituto testou os produtos para ter certeza de que atendem às normas de segurança. Todo produto destinado ao uso infantil deve ter o selo de qualidade na embalagem.

simbolo advertencia faixa etaria

Abaixo eu listei alguns itens que compõem os kits para festas infantis, que são extremamente perigosos e podem causar acidentes.

Pérolas e pedras de strass

O Inmetro já fez um alerta sobre a personalização de objetos infantis com enfeites de pedras e pérolas, que podem pôr em risco a vida das crianças. A pediatra Tatiane Miranda em entrevista ao Jornal Hoje, explica que os objetos pequenos podem se desprender e ser colocados na boca, podendo ir para o estômago e depois para o intestino ou seguir pela via respiratória, o que é muito perigoso. Dependendo do tamanho, pode obstruir a passagem de ar, no que é chamado de aspiração de corpo estranho.
Chupeta customizada
Mamadeira customizada

A moda de usar pedras e pérolas para enfeitar artigos infantis já chegou na indústria de festas, que oferece uma infinidade de lembrancinhas e decoração de aniversário customizadas com esses enfeites. Como são produtos artesanais, essas lembrancinhas de aniversário não passam por nenhum teste de segurança.

O problema dos kits artesanais de aniversário é que oferecem sérios riscos para as crianças, que levam para casa esses mimos. Geralmente é usada uma cola de silicone para fixar os enfeites e esse tipo de cola se desprende facilmente. É muito comum os enfeites serem colados em recipientes com doces e balas, o que aumenta o risco de a criança levar um desses enfeites à boca.

Latinha com doces enfeitada com pérola
Latinha com doces enfeitada com pedras
Lembrancinha de aniversário colar de pérola

Tubetes e garrafinhas

Os tubetes e garrafinhas são recipientes muito usados para compôr o kit de aniversário que a criança leva para casa cheios de balinhas e doces. O problema desses recipientes é que contêm partes pequenas que podem ser engolidas pelas crianças.

Nas imagens abaixo, podemos conferir que as medidas são muito reduzidas, indo contra as recomendações de segurança.  Se levarmos em consideração o teste do cilindro de papel higiênico, o tubete e a garrafinha não são seguros para crianças pequenas.

Tubetes

A tampinha de um tubete tem 3cm de diâmetro e oferece risco de engasgo.

Tubetes
Dimensões de um tubete

Garrafinhas

O diâmetro da tampa da garrafinha mede menos de 2cm, podendo ser facilmente engolida por uma criança.

Garrafinhas

 

Dimensões de uma garrafinha

Mini brinquedos

Outro item bastante comum nos kits de aniversário infantis são os mini brinquedos, que são vendidos nas lojas de artigos para festas. A maioria desses mini brinquedos são muito pequenos e não recomendados para crianças até 3 anos.

O perigo dos balões de látex

Os balões de látex são comuns em festas de aniversário. Apesar de parecerem inofensivos, os balões oferecem um grande perigo que muitos pais nem imaginam.  Se a criança chegar a engolir, é asfixiada, tem parada respiratória e o cérebro fica sem oxigênio, levando o óbito.  Em setembro de 2015 um bebê de 7 meses quase morreu depois de aspirar uma bexiga, em São Paulo. Esse caso foi o único até hoje em que a criança sobreviveu.

Segurança nunca é exagero

No Natal de 2015, a Julia estava usando uma fivela de cabelo com pedrinhas de strass. Em um minuto de distração, ela tirou a fivela e conseguiu arrancar uma pedrinhas, que foi direto para a boca. Nós percebemos logo e imediatamente tiramos de dentro da boca dela. Depois disso aboli qualquer enfeite de cabelo artesanal decorado com esse tipo de pedrinha. Isso serviu para que a gente percebesse que não devemos subestimar nenhuma medida de segurança, por mais que pareça exagerada.

Sou tia de 8 sobrinhos e mãe da Julia, portanto, já tive contato com muitas crianças, em diferentes fases, diferentes personalidades e temperamentos. A minha experiência com crianças me ensinou que todas são iguais em muitos aspectos, todas as crianças apresentam comportamentos padrão que não devem ser ignorados. Crianças são curiosas e agitadas, por isso, não devem ser deixadas sem supervisão. Crianças colocam objetos na boca, mesmo que já tenham passado da fase oral. Crianças gostam de abrir embalagens, saber o que tem dentro, gostam de descobrir como as coisas funcionam. Por isso, todo cuidado é pouco. As crianças devem ser supervisionadas constantemente e orientadas desde cedo com respeito a tudo que possa representar um perigo à sua segurança.

Crianças são frágeis e o que está escrito nos rótulos dos produtos deve ser seguido à risca. Todo e qualquer produto de uso infantil deve ter um selo oficial de segurança.

Dicas de segurança

  • Esteja presente quando a criança abrir o kit de aniversário;
  • Verifique se as lembrancinhas de aniversário contêm partes pequenas que possam se soltar;
  • Caso a lembrancinha não seja segura, mantenha longe do alcance da criança;
  • Tubetes, garrafinhas e outros recipientes pequenos não são brinquedos e devem ser mantidos longe do alcance das crianças
  • Depois da festa, os balões de látex devem ser esvaziados e descartados, para evitar que a criança brinque com um balão vazio.

Pra terminar, veja esse vídeo que ensina o que fazer em caso de engasgamento:

Se você achou este post importante, compartilhe nas suas redes sociais para alertar outros pais e mães.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz