Organizando o material escolar – Parte 2

O material escolar das crianças pequenas é um mini enxoval, não é mesmo? São tantos itens, que a gente até perde a conta. Organizar e identificar todo esse material é muito importante para manter tudo em bom estado de conservação o ano inteiro e evitar que alguma coisa se perca. Nesse post eu dou algumas dicas de como proteger, identificar e organizar o material escolar das crianças.

 Protegendo Cadernos, livros e agenda

Para proteger a capa dos livros, cadernos e agenda da luz, poeira e umidade e evitar manchas, usei o papel contact transparente, encontrado em qualquer papelaria. Ele é adesivo e muito fácil de aplicar, basta cobrir todas as capas, com cuidado para não deixar bolhas de ar.

Papel contact

Identificando o material

A escola pede que todo o material da criança seja identificado. Na educação infantil, alguns materiais ficam na escola e por isso é importante  etiquetar tudo para não confundir com o material de outras crianças. Pesquisei algumas empresas locais e online que fazem etiquetas personalizadas especialmente para escolas. Optei por uma empresa online que oferece um kit com etiquetas de vários tamanhos e materiais.

O kit que eu recebi tem etiquetas termocolantes para tecido, e etiquetas adesivas impermeáveis para identificar outros objetos. Grandes, Médias, Mini, Roupas, Sapatos e Redondas.

Cadernos, livros e agenda

Para identificar os livros, caderno de desenho e agenda, usei etiquetas adesivas personalizadas. Elas são bastante resistentes, inclusive à água e duram o ano inteiro. As melhores etiquetas para essa finalidade são as médias retangulares ou redondas.

Agenda identificada com etiqueta personalizada

 Roupas e toalhas

Como as crianças sujam muito a roupa, são necessários no mínimo dois uniformes para revezar durante a semana. Além do uniforme, a criança precisa de muda de roupa e toalha, para quando tomar banho na escola. Todas as peças de roupa devem ser identificadas, para não perder ou confundir com as roupas das outras crianças.

As etiquetas termocolantes são ideais para identificar o uniforme, as toalhas e outras peças de roupa que ficarem na escola. Eu achei muito mais prático do que bordar e o melhor de tudo é que fica tudo padronizado. Para aplicar no tecido basta passar o ferro quente para a cola aderir. Os calçados também podem receber uma etiqueta de identificação na sola, para não misturar com os calçados dos coleguinhas na hora da troca de roupa.

Etiqueta termocolante personalizada para tecidos
Toalhas e roupas identificadas

Utensílios de Alimentação

As mini etiquetas adesivas são ideais para identificar lápis e o kit de higiene pessoal que é composto de sabonete líquido, colônia, escova de dentes, creme dental e pente. Como todas são à prova d’água, não soltam quando esse material é molhado e resistem o ano inteiro. As etiquetas adesivas são ótimas para identificar pratos, depósitos de plástico, garrafinhas, copos, etc.

 

Etiquetas para utensílios de alimentação
Etiquetas para objetos de higiene pessoal

Material esportivo

Para a touca de natação e as boias de braço, usei as etiquetas redondas. Elas aderem bem e não soltam em contato com a água da piscina. Até mesmo o maiô de natação eu identifiquei com etiqueta termocolante. As etiquetas são tão fofinhas, que além de identificar, ainda decora o material.

 

Material de natação com etiquetas a prova d’água e termocolante

Organizando o material

Mochila

Para organizar o material dentro da mochila, uso essas necessaires com zíper para separar toalha, muda de roupa limpa e produtos de higiene pessoal.

Lancheira

Na lancheira eu separo o que é gelado em um isopor, com algumas pedras de gelo artificial, para conservar melhor.  Substitui o gelo comum e seu conteúdo é um gel atóxico e é reutilizável. Tem a vantagem de permanecer mais tempo congelado, não molhar ao descongelar e manter a temperatura por mais tempo que o gelo comum.  É usado para transporte e conservação de produtos que exigem refrigeração.

Gelo artificial reutilizável

Para não molhar a lancheira em caso de vazamentos, é importante colocar uma toalhinha de lancheira.

Toalha de lancheira

Espero que essas dicas possam ajudar na organização do material do seu filho! Se você tiver mais algum macete útil, conta pra gente nos comentários!

Leia também: Organizando o material escolar – parte 1

Voltas às Aulas 10x Sem juros 728x90

Deixe um comentário

1 Comentário em "Organizando o material escolar – Parte 2"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] No próximos post eu falo sobre a escolha de alguns itens essenciais da lista de material da escola. Confira: Organizando o material escolar – Parte 2 […]

wpDiscuz