O período de adaptação da Julia na escolinha – Parte 1

Hoje foi um dia muito importante para nós, o primeiro dia da Julia na escolinha. Hoje nós realmente começamos a cortar o cordão umbilical que nos liga desde que a Julia nasceu. Esse é o início do processo em que ela vai ganhar cada vez mais autonomia e vai começar a aprender a andar com as suas próprias pernas. Hoje iniciamos o processo de adaptação dela na escolinha, que foi muito tranquilo, por ela estar entrando exatamente na fase de socialização. Logo que nós percebemos que ela já estava aberta a se relacionar melhor com as pessoas, começamos a providenciar os preparativos para matriculá-la, achando que aquela era a hora certa, e agora temos certeza disso.

O lado bom de ter cuidado da Julia em tempo integral até agora é que hoje posso dizer que a escola é exatamente o que ela está precisando nesse momento. Se ela tivesse precisado ir para a creche quando era menor, talvez eu não estivesse com o coração tão tranquilo, sem nenhum sentimento de culpa, como agora. Sinto que é uma necessidade dela, que ela está feliz em ir pra escola. Ver a alegria estampada no rosto dela faz o meu coração transbordar de felicidade e satisfação.

Período de adaptação

O período de adaptação varia de uma criança para a outra, por isso deve ser avaliado individualmente. A cada dia o tempo de permanência da criança na escola aumenta gradativamente, até que ela fique por todo o período.  Segundo a psicóloga da escola, é muito importante que a criança seja acompanhada nos primeiros dias, mesmo que ela já esteja bem à vontade e aparentemente bem.

A adaptação aos primeiros dias na escola também é dos pais, afinal, nós também temos que nos adaptar à nova rotina. Além disso tem toda a ansiedade e insegurança de ficar longe da criança tanto tempo, principalmente pra quem nunca fez isso antes como eu. Quando a gente confia na escola e nos profissionais que vão cuidar da criança, isso fica bem mais fácil. Estou feliz por ter seguido tantos critérios, de ter dado tantas idas e vindas na escolha da primeira escolinha. Tenho certeza que escolhemos um lugar agradável e seguro para deixar a Julia, para que ela se desenvolva, tenha novas experiências, se sinta feliz e acolhida.

Como facilitar o processo de adaptação

Abaixo eu transcrevo alguns conselhos que achei super úteis, dados pela psicóloga da escola na reunião de pais para ajudar no período de adaptação:
  • Se manter confiante vai fazer com que a criança também fique confiante e segura, facilitando a adaptação;
  • Perguntar o nome das professoras e falar bastante dias antes, para que a criança possa memorizar;
  • Falar sobre o que a criança vai fazer na escola, como pintar, desenhar, aprender letras e números, cantar, ler historinhas, etc, para que ela saiba o que esperar;
  • Envolver a criança na preparação do material escolar, para que ela faça um vínculo emocional com os seus objetos da escola;
  • Levá-la para comprar os materiais escolares ajuda a prepará-la de uma forma estimulante;
  • Demonstrar alegria e orgulho por ela estar entrando na escolinha;
  • A criança precisa se sentir segura e perceber que está no meio de pessoas dignas de nossa confiança. Não devemos mentir ou sair de fininho sem se despedir;
  • A adaptação com os professores também é fundamental. Por isso, fui aconselhada a não entrar na sala de aula da Julia, para que ela saiba que aquele é um espaço dela, das outras crianças e das professoras;
  • Momentos de separação nunca são fáceis. A mudança traz insegurança, medo, frustração, irritação, muitas vezes traduzidos pelo choro. Embora às vezes seja difícil, aprender a lidar com essas emoções é uma etapa importante do desenvolvimento. Se a criança chorar, o melhor é reforçar que a escola é importante, que você sabe que ela está sofrendo, mas acredita que ela vai conseguir superar.
Espero que a nossa experiência possa ajudar outras mães que estão ou ainda vão passar por esse processo! Você tem alguma outra dica que funcionou com você e seu filho? Então conta pra gente nos comentários!

Leia também: Como escolher a escolinha

Voltas às Aulas 10x Sem juros 728x90

Deixe um comentário

1 Comentário em "O período de adaptação da Julia na escolinha – Parte 1"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
trackback

[…] Leia também: O período de adaptação da Julia na escolinha – Parte 1 […]

wpDiscuz