Dicas de mãe: como remover manchas comuns das roupas das crianças

Assim como eu, você provavelmente já teve algumas dores de cabeça causadas por manchas nas roupas das crianças. Seja mancha em uma roupa novinha em folha, ou aquela mancha misteriosa que ninguém sabe de que é ou de onde veio, às vezes parece que não há mais nada a fazer.

O que muitas mamães não sabem é que existe, sim, solução para a maioria das manchas. Por isso criei uma lista com as manchas mais comuns e como removê-las. Veja abaixo!

Manchas de comida

Provavelmente as manchas mais comuns em roupa de criança, essas manchas são mais fáceis de remover se você agir assim que o macarrão ou suquinho deixarem seus “carimbos” na roupa. Esfregue a roupa com uma mistura de água morna e vinagre branco, e use água quente para manchas de gordura (secando sempre no varal para a mancha não ficar permanente).

Manchas de sangue

Essas manchas são mais comuns do que imaginam – basta uma picada de mosquito, um arranhãozinho brincando ou um nariz muito seco para que uma manchinha de sangue apareça. O melhor é tratar a mancha antes de ela secar. Nesse caso, basta fazer um pré-tratamento com a aplicação de sabão líquido no local e depois lavar como de costume. Para mais dicas de como tirar mancha de sangue, veja este artigo.

Mancha de tinta de caneta

Tinta de caneta é difícil de remover, mas não impossível. O importante é ter paciência e não esfregar a mancha – isso só irá espalhar a tinta no tecido. Absorva o máximo possível com um pano, e aplique laquê de cabelo ou álcool, que agem nos óleos da tinta. Existem também removedores especiais de tinta.

Manchas de grama e barro

Foto por Pixabay

Brincar na rua, no jardim ou na pracinha inevitavelmente causa manchas de grama e até de terra nas roupas das crianças. Essas manchas normalmente são fáceis de remover: basta deixar de molho em água morna e vinagre ou sabão líquido, e depois lavar na máquina normalmente.

Lembre-se:

  • Leia bem as etiquetas das roupas para saber a temperatura e maneiras ideais para lavar e secar cada peça.
  • Leia e siga as instruções da máquina de lavar e dos produtos que você usa.
  • Use e abuse de babadores ou roupas mais resistentes para atividades que sujam mais.
  • Se a mancha permanecer na roupa, repita o processo e veja se a mancha está saindo aos poucos.

Com as dicas acima, tarefas como tirar mancha de sangue ou de gordura das roupas dos pequenos, e que antes davam dor de cabeça, agora têm respostas simples e eficazes. Bom proveito!

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz