Escolha o sutiã certo

Como escolher o sutiã certo para você

Este poste vai lhe ensinar os truques para escolher o sutiã perfeito para você, não importa qual o seu tipo ou tamanho de seio, para cada mulher há sempre o sutiã ideal.

O sutiã, há muito tempo tem sido uma peça essencial no guarda-roupa das mulheres e sua tecnologia de fabricação tem evoluído muito, oferecendo uma ampla variedade, para cada tipo de busto e diferentes ocasiões e necessidades. Mas escolher o sutiã certo pode ser bem difícil e trazer muitas dúvidas na hora da compra. Muitas mulheres sofrem muito com o desconforto de usar um sutiã errado.

Pensando nisso, reuni os principais tipos de bojo, para que você conheça e descubra qual é o mais indicado para você.

 

Um pouquinho de história

Essa peça é tão comum no guarda-roupa das mulheres, que nem sempre pensamos na sua origem, não é? Vamos conhecer um pouco mais sobre a história dessa peça tão feminina?

O sutiã ou soutien (termo francês que significa “apoio, suporte”) é uma peça de roupa feminina, com a função de proteção e sustentação dos seios.

No ano de 1914, uma nova-iorquina chamada Mary Phelps Jacob criou uma peça íntima para ser usada com um vestido de festa, unindo dois lenços de seda com fitas. O resultado foi uma peça mais leve e confortável, que seria uma alternativa ao espartilho, uma espécie de corpete apertado usado pelas mulheres desde o século XVI.  Mary patenteou a peça vendeu o registro para a Warner Bros, que produziu em escala industrial.

Na década de 1930, inovações técnicas, como o lançamento do nylon pela Du Pont, começam a modernizar a modelagem do sutiã tradicional. Em 1939, um ano após o surgimento do nylon, foi criado o modelo com bojos e pespontos circulares. O sutiã começou a ganhar formas mais atraentes e a indústria começou a investir mais na funcionalidade, principalmente na estrutura da peça, visando a sustentação dos seios.

Em 1958 a empresa Du Pont lançou a Lycra, uma fibra sintética de grande elasticidade conhecida tecnicamente como Elastano ou Spandex, que revolucionou a fabricação da lingerie nos anos seguintes.

A moda acompanha e reflete o comportamento, o estilo de vida e os valores de cada época. Na moda íntima feminina, o sutiã passou por várias modificações até chegar à sua forma como conhecemos hoje. Atualmente a lingerie deixou de ser apenas roupa de baixo e se tornou um produto de moda.

 

BOJOS

O bojo é o enchimento interno do sutiã, feito de poliuretano moldado em forma de concha para dar sustentação e volume aos seios. O bojo faz parte da matéria prima principal do sutiã, por constituir a estrutura da peça.  

Existem modelos de sutiã sem bojo disponível no mercado, como os sutiãs de amamentação, mas com certeza, a preferência geral das mulheres são os modelos com bojo.  Na moda íntima feminina, o bojo aliado a uma boa modelagem são fundamentais para valorizar o corpo, o conforto e a qualidade do produto. Existe uma infinidade de tipos de bojos de sutiã que podem ser encontrados no mercado. Conheça abaixo cada tipo e identifique qual é o perfeito para você.

 

Tipos de Bojo

1- Bojo Cortina

É um bojo triangular e liso – também conhecido como bojo cortininha ou cortinão. É muito utilizado em biquínis, tops de ginástica e atualmente em sutiãs com apliques de rendas. Este bojo não traz muita sustentação para o seio, por isso é desaconselhável para pessoas que possuem seios volumosos ou flácidos. Sua aplicação é indicada para eliminar a transparência e dar um formato mais triangular para peças que não têm o propósito de alterar o volume do seio.

tiposdebojosdesutiabojocortina

 

2- Bojo Liso

É um bojo mais estruturado, com um leve preenchimento é o mais utilizado. Sua anatomia traz uma maior sustentação, segurança e conforto, sendo utilizado para todos os tamanhos de seios e ideal para quem possui seios volumosos. Sua estrutura não altera o tamanho dos seios, apenas dá sustentação a eles.

tiposdebojosdesutiabojoliso

3- Bojo Meia Taça

Muito parecido com o bojo liso. A diferença é que ele cobre apenas ¾ do seio, deixando o colo do seio à mostra. É um bojo que também traz boa sustentação e conforto.

   tiposdebojosdesutiameiataca

4- Bojo Inteiro

Este modelo de bojo apresenta uma junção entre os lados direito e esquerdo e possui três variações:

Inteiro Reto, onde apresenta uma junção larga e com a base reta;  

Inteiro Curvo, que possui uma base larga, mas com um leve ondulado no centro da base;

Inteiro com Decote, onde apenas a extremidade da base é unida, o qual é chamado de tomara-que-caia. O tomara-que-caia consegue sustentar o seio sem a necessidade de alças.

bojointeirocurvotiposdebojosdesutia

bojointeirodecotetiposdebojosdesutia

bojointeiroretotiposdebojosdesutia

 

5- Bojo Bolha

Apresenta um preenchimento interno maior, podendo ser liso ou composto por várias bolhas, daí a origem do nome. Esse tipo de preenchimento é ideal para quem deseja aumentar o volume dos seios. O preenchimento pode aparecer nos Bojos Liso, Meia Taça ou Inteiro.

bojobolhatiposdebojosdesutia

 

6- Bojo Bananinha

O bojo bananinha apresenta preenchimento interno bem na base do bojo, em formato de banana, que é capaz de unir, levantar e aumentar o volume dos seios, os valorizando muito. Desta forma, este modelo é indicado para seios mais flácidos, pequenos/médios ou baixos, pois valoriza o decote e garante seios unidos e levantados. Este preenchimento também pode ser encontrado nos Bojos Lisos, Meia Taça ou Inteiro.

bojobananinhatiposdebojosdesutia

 

O que acharam das dicas? Espero que tenham gostado e que esse post seja útil para vocês!

Você conseguiu identificar o tipo de bojo perfeito para você? Fique à vontade para dar a sua opinião nos comentários!

Imagem: Victoria’s Secret

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz