Cuidados com bichinhos de pelúcia

Essa é a Julinha com 3 meses, com o seu amigo inseparável Yoshi. Por sinal, o Yoshi era meu, foi um presente do Elton. Mas quando eu vi como a Julia ficava fofa agarradinha com ele, nem pensei! O Yoshi passou a ser o boneco preferido dela. Depois veio o elefantinho, o pinguim, o coelho, o cachorro… Rsrsrs

130918_093036

Mas como escolher a pelúcia certa para seu bebê? Na minha opinião, as melhores para bebês menores são as que são feitas em plush, um tipo de material que têm pelos mais curtos, conhecidas como anti-alérgicas.

 

Pelucia em tecido plush
Pelúcia Yoshi em tecido plush

 

Depois do Yoshi, a Julia ganhou outros bonecos de pelúcia, alguns com pelos mais longos. Para não acumular poeira e causar alergias, é importante manter a higienização frequente dos bichinhos.

Como Limpar

Removendo o pó

Para aquelas pelúcias que não são usadas e ficam só enfeitando na prateleira, basta remover a poeira dando umas batidinhas no bichinho em um local ventilado. Se na sua casa tem muita poeira, você pode usar o aspirador de pó para fazer a limpeza. Nesse caso, uma boa dica é colocar uma meia-calça fina na parte do aspirador que será passada no bichinho, para proteger a pelúcia do contato com o pó do aspirador e evitar que algum detalhe como etiquetas ou parte do bichinho seja sugado.

Removendo os ácaros

Ácaro é o nome comum de aproximadamente 30.000 espécies de aracnídeos minúsculos, semelhantes a carrapatos, que por serem muito pequenos é impossível de serem vistos a olho nu. Os ácaros mortos e seus excrementos ficam misturados com a poeira dentro das casas e pode provocar alergias respiratórias quando inalado ou até mesmo em contato com a pele. Por isso os bichinhos de pelúcia precisam ser higienizados frequentemente. A dica para eliminar os ácaros é depois de dar uma boas batidas, colocar o bicho de pelúcia em um saco plástico e deixá-lo no freezer por algumas horas, pois o frio acaba com os ácaros. Depois de tirar do freezer, você deve pendurar o bichinho em lugar ventilado para tirar toda a umidade.

Lavando à mão

No caso que você preferir lavar à mão, prepare uma espuma com o mesmo sabão que você lava as roupinhas do bebê ou com um pouco de shampoo para bebê. Depois molhe um pano limpo nessa água e retire o excesso. Passe o pano molhado com a espuma sobre toda a superfície do bichinho de pelúcia, esfregando. Depois de esfregar bem, use outro limpo umedecido só com água para retirar o excesso de sabão. Depois de retirar todo a espuma, enrole o bichinho em uma toalha macia, apertando para tirar o excesso de água. Depois é só pendurar em lugar bem fresco e ventilado para secar à sombra. Se o bichinho não ficar totalmente seco, use um secador de cabelo para terminar de secar.

Lavando na máquina

Se o bichinho de pelúcia não tiver nenhuma bateria ou detalhes mais delicados que podem ser estragados, você pode lavá-los na máquina. Antes de fazer esse tipo de lavagem leias as instruções de lavagem da etiqueta.

Para lavar à máquina, escolha a opção lavagem delicada da sua máquina e não utilize água quente. O melhor sabão é o líquido e pode ser o mesmo que você usa para lavar as roupinhas do bebê.
Para proteger a pelúcia, você pode colocá-la dentro de uma fronha de travesseiro, fechando com um nó ou amarrando com um cordão. Outra opção é colocar dentro de saquinhos específicos para lavagem de roupas delicadas.
Depois da lavagem, deixe secar em local ventilado e depois de enxuto, escove o pêlo do bichinho com uma escova delicada. Se preferir, pode secar na máquina, mantendo-o protegido.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz