Como lavar os bichinhos de pelúcia e evitar alergias

As crianças adoram bichinhos de pelúcia, mas sabemos que esses brinquedos podem acumular muita poeira e acabar causando alergias respiratórias. O que fazer para mantê-los sempre limpinhos para que a criança possa abraçar sem desencadear uma crise alérgica?

130918_093036

Para as crianças menores, as melhores para bebês menores são as que são feitas em plush, um tipo de material que têm pelos mais curtos, conhecidas como anti-alérgicas. As crianças maiores que já estão menos propensas às alergias, já podem brincar com bichinhos de pelúcia com pelos mais longos, mas os cuidados devem continuar. Para não acumular poeira e causar alergias, é importante manter a higienização frequente dos bichinhos.

 

Pelucia em tecido plush
Pelúcia Yoshi em tecido plush

 

 

Como Limpar

Removendo o pó

Para aquelas pelúcias que não são usadas e ficam só enfeitando na prateleira, basta remover a poeira dando umas batidinhas no bichinho em um local ventilado. Se na sua casa tem muita poeira, você pode usar o aspirador de pó para fazer a limpeza. Nesse caso, uma boa dica é colocar uma meia-calça fina na parte do aspirador que será passada no bichinho, para proteger a pelúcia do contato com o pó do aspirador e evitar que algum detalhe como etiquetas ou parte do bichinho seja sugado.

Removendo os ácaros

Ácaro é o nome comum de aproximadamente 30.000 espécies de aracnídeos minúsculos, semelhantes a carrapatos, que por serem muito pequenos é impossível de serem vistos a olho nu. Os ácaros mortos e seus excrementos ficam misturados com a poeira dentro das casas e pode provocar alergias respiratórias quando inalado ou até mesmo em contato com a pele. Por isso os bichinhos de pelúcia precisam ser higienizados frequentemente. A dica para eliminar os ácaros é depois de dar uma boas batidas, colocar o bicho de pelúcia em um saco plástico e deixá-lo no freezer por algumas horas, pois o frio acaba com os ácaros. Depois de tirar do freezer, você deve pendurar o bichinho em lugar ventilado para tirar toda a umidade.

Lavando à mão

No caso que você preferir lavar à mão, prepare uma espuma com o mesmo sabão que você lava as roupinhas do bebê ou com um pouco de shampoo para bebê. Depois molhe um pano limpo nessa água e retire o excesso. Passe o pano molhado com a espuma sobre toda a superfície do bichinho de pelúcia, esfregando. Depois de esfregar bem, use outro limpo umedecido só com água para retirar o excesso de sabão. Depois de retirar todo a espuma, enrole o bichinho em uma toalha macia, apertando para tirar o excesso de água. Depois é só pendurar em lugar bem fresco e ventilado para secar à sombra. Se o bichinho não ficar totalmente seco, use um secador de cabelo para terminar de secar.

Lavando na máquina

Se o bichinho de pelúcia não tiver nenhuma bateria ou detalhes mais delicados que podem ser estragados, você pode lavá-los na máquina. Antes de fazer esse tipo de lavagem leias as instruções de lavagem da etiqueta.

Para lavar à máquina, escolha a opção lavagem delicada da sua máquina e não utilize água quente. O melhor sabão é o líquido e pode ser o mesmo que você usa para lavar as roupinhas do bebê.
Para proteger a pelúcia, você pode colocá-la dentro de uma fronha de travesseiro, fechando com um nó ou amarrando com um cordão. Outra opção é colocar dentro de saquinhos específicos para lavagem de roupas delicadas.
Depois da lavagem, deixe secar em local ventilado e depois de enxuto, escove o pêlo do bichinho com uma escova delicada. Se preferir, pode secar na máquina, mantendo-o protegido.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar