Semana Mundial do Aleitamento Materno

A Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016 acontecerá de 1 a 7 de agosto. Essa é uma campanha da Aliança Mundial Para Ação em Aleitamento Materno (WABA), que reúne organizações internacionais e de referência no tema, como a Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar (Rede IBFAN), La Leche League Internacional (LLLI), Associação Internacional de Consultores em Lactação (ILCA), Wellstart Internacional e a Academia de Amamentação de Medicina (ABM), e que tem a chancela internacional do Unicef, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
O mês de Agosto é conhecido como Mês Dourado, pois é o mês que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, recebe o nome de dourado, pela cor estar relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Há vinte anos entre os dias 1º e 7 de Agosto acontecem ações no mundo todo em prol da Amamentação. São dias de intensas atividades que buscam informar para empoderar e promover a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, e complementando até os dois anos ou mais.
O tema do evento para 2016 é Amamentação e o Desenvolvimento Sustentável.

As 17 metas do desenvolvimento sustentável
As 17 metas do desenvolvimento sustentável

O Dr. Amal Omer-Salim, Diretor Executivo da World Alliance for Breastfeeding Action – WABA foi nomeado o coordenador de conteúdo na elaboração do WBW 2016. Segundo o Dr. Omer-Salim,

“Em termos muito simples, o desenvolvimento sustentável significa o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras terem as suas próprias necessidades satisfeitas. O aleitamento materno é a chave para o desenvolvimento sustentável. Isto é particularmente através das ligações entre segurança alimentar e nutricional e o aleitamento; saúde, desenvolvimento e sobrevivência; alcançar potencial educativo completo e produtividade economica e o fato de que a amamentação é um método ambientalmente sustentável de alimentar em comparação com as alternativas. Em 2016 um novo conjunto de metas universais de desenvolvimento global terão que começar a serem alcançadas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são construídos sobre o “inalcansável” Objetivos de Desenvolvimento do Milenio (ODM), e irá orientá agendas de desenvolvimento para os próximos 15 anos. Há 17 metas que se aplicam a todos os países da mesma forma, abrangendo questões amplas como as alterações climáticas e a redução da pobreza, mas também questões mais específicas, incluindo:

  • acabar com a fome e melhorar a sub e sobre nutrição (desnutrição e obesidade);
  • garantir uma vida saudável e promover o bem-estar;
  • assegurar uma educação equitativa, e
  • garantia de uma produção agrícola e um consume sustentável.

No entanto, o aleitamento materno não é explicitamente mencionado em nenhum dos objetivos. Portanto, o movimento da amamentação precisa posicionar o aleitamento materno em tantas maneiras quanto possível. Isso vai ajudar a garantir que a amamentação não seja esquecida na nova era dos ODS”.

Os objetivos da Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM 2016 são:

  1. informar as pessoas sobre as novas metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e como eles se relacionam com a amamentação e a alimentação complementar.
  2. ancorar firmemente a amamentação como um componente-chave do desenvolvimento sustentável.
  3. galvanizar uma variedade de ações em todos os níveis sobre a amamentação e alimentação complementar saudáve na nova era do ODS.
  4. envolver e colaborar com uma ampla gama de atores em torno da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece há 20 anos, mas ainda é um evento pouco comentado.  Por isso é importante divulgarmos, pois além de promover a amamentação, está ligado a luta pelos direitos e qualidade de vida de mães e bebês.

O vídeo abaixo é extenso, mas muito informativo, vale à pena assistir.Faz parte do seminário preparatório da SMAM 2016, realizado dia em março de 2016 no Instituto de Saúde em São Paulo (SP), aula ministrada pela Dra. Ana Júlia Colameo. Está no canal do IBFAN Brasil.

 

Saiba mais: 

IBFAN – Rede Nacional em Defesa do Direito de Amamentar

World Alliance for Breastfeeding Action

http://www.aleitamento.com

Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016. #smam2016

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz