Julia aprendendo a fazer compras no supermercado – Educando para o consumo consciente

A educação financeira diz respeito a como lidar com o dinheiro e a criança só irá começar a entender sobre o dinheiro um pouco mais tarde. Mas a educação para o consumo deve começar desde os primeiros anos de vida e a única forma de fazer isso é dando um bom exemplo. Afinal, uma criança educada em um ambiente consumista tem mais chances de ser consumista. Comprar o que se precisa, os itens de primeira necessidade como alimentação, pode ser um ótimo aprendizado para crianças pequenas.
Todos nós somos consumidores e não há problema nenhum em comprar algo que se precisa ou se deseja. O problema é quando o desejo de consumo domina a pessoa e se torna incontrolável.
A Julia tem 3 anos e já quer participar de tudo. Nos preocupamos em ensiná-la que devemos comprar o que precisamos e nem sempre podemos comprar tudo o que desejamos. Ela está adorando a nova experiência.

É importante que se diga que levar a criança para o supermercado não é uma atividade de lazer. Trata-se de dar oportunidade à criança de participar das atividades que fazem parte da rotina da família, para que ela sinta que é um membro importante da família e que pode também contribuir com as tarefas domésticas. Antes de sair de casa sempre explicamos que vamos comprar as coisas que estamos precisando. Ensinamos a comprar sempre os alimentos mais saudáveis e sempre que ela é atraída por um produto com forte apelo de personagens infantis, dizemos que nós não vamos comprar esse produto e que tem outros produtos melhores, que podemos levar no lugar. Ao voltar, a Julia faz questão de ajudar a guardar as compras com a gente e dá pra ver a sua satisfação em ajudar.
Assista a mais vídeos no nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC79ZMl4hwj-A41Y5vuEBJGA

 

 

 

Obs: Não recebemos patrocínio de nenhuma empresa e o objetivo deste vídeo não é recomendar nenhuma marca ou produto.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz