A importância de brincar com água e areia

A brincadeira com água e areia é uma forma de estimular os sentidos das crianças.  A partir do segundo ano de vida a criança aprende através do aroma e do tato e essa é a idade ideal para levá-la a um parque ou praia e ensiná-la a brincar com areia.

Essa é sem dúvida, a brincadeira preferida da Julia. Munidos com o balde, a pá e alguns moldes sentamos os três juntos na areia e inventamos sempre uma nova brincadeira. Para nós adultos, é uma forma de relaxar e se desligar do dia-a-dia.  Enchemos o balde com areia molhada e montamos castelos, os muros do castelo, a ponte. A imaginação só acaba quando temos que voltar para casa, a hora mais difícil, porque a Julia não quer parar de brincar.

Tanto a água como a areia  estimulam os sentidos, ajudam no crescimento e desenvolvimento e na coordenação motora das crianças. É uma oportunidade de  interagir com outras pessoas, sejam crianças ou adultos,  estimulando a criatividade e o trabalho em equipe, no planejamento da forma que querem dar à areia. Brincar com a água e areia permite que as crianças expressem sua criatividade e se sintam motivadas a planejar.

As possibilidades são muitas, de acordo com a idade da criança. Brincar com a água e a areia também é uma boa oportunidade para que as crianças entrem em contato com a natureza. Esse tipo de brincadeira geralmente pode ter um efeito tranquilizador sobre a criança e ajuda na concentração. Brincando a criança não apenas extravasa a sua energia, como também ela tenta compreender o mundo que está ao seu redor. Além de tudo isso brincar na areia fortalece o sistema imunológico das crianças.

Cuidados

Como toda brincadeira, os adultos devem ficar atentos. Bebês e crianças pequenas exploram o mundo através da boca, por isso, principalmente se a criança tiver menos de 3 anos, devemos ter cuidado para que não leve areia ou outros objetos à boca.

  • Devemos dar preferência aos horários em que o sol não está muito forte;
  • As roupas e calçados devem ser adequados ao tipo de brincadeira;
  • Após a atividade, a crianças precisa tomar banho com água limpa e trocar de roupa, para evitar umidade no corpo;
  • As crianças devem ser orientadas e supervisionadas para que não joguem areia no rosto;
  • Em caso de acidente com areia no olho, lavar imediatamente com água limpa abundante e se a irritação persistir, consultar o pediatra;
  • Caso alguma criança apresente reação alérgica ao contato com areia, é necessário consultar o profissional de saúde.

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz