Andando sozinha na cadeirinha

Os marcos de independência do bebê são proporcionais à reconquista da independência da mãe. A Julia sempre foi muito apegada à mim e eu sempre gostei desse apego. Mesmo com os palpites das pessoas, resolvi dar toda a atenção que ela pedia e não forçar uma independência à qual ela ainda não estava preparada. Cada criança é de um jeito e não adianta tentar colocar regras, com tempo certo pra dormir a noite toda, pra comer sozinha, pra dormir sozinha, etc.

Resolvemos ignorar os rótulos e respeitar o tempo da Julia, sem deixar de estimular e comemorar cada marco de independência conquistado. Ficamos felizes em constatar que esse é o melhor caminho a se seguir, pois respeitar o tempo da criança, ao invés de deixá-la dependente, surte o efeito contrário: uma criança decidida, que comunica com segurança a hora certa de mudar de atitude. Assim está acontecendo com a Julia.

Eu sempre fiz questão de ir no banco de trás ao lado da cadeirinha, só para ter certeza de que ela estava em segurança. Talvez seja coisa de mãe de primeira viagem, mas acredito que quando se trata do bem-estar da criança, é melhor pecar pelo excesso. Eu queria ter certeza de que a Julia já era capaz de se comportar direitinho e não iria tirar o cinto no meio da viagem, como já havia acontecido. Eu acreditava que ela já estava tão condicionada com a minha presença no banco de trás que não iria aceitar ficar sozinha, mas me enganei. Hoje resolvi fazer um teste e ela aceitou ficar sozinha no banco de trás do carro sem a minha companhia e eu voltei a andar no banco da frente. Na mesma semana ela resolveu que não quer mais fazer as refeições na cadeirinha de alimentação, prefere sentar à mesa com a gente numa cadeira normal. Claro que nós respeitamos as decisões dela e comemoramos. Ao passo em que ela se declara mais independente, eu também me sinto da mesma forma e é muito bom passar por esse processo junto com ela. Fico toda orgulhosa vendo a minha bebê se tornar uma menininha.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz