Amamentar em público é errado?

A ONU (Organização Mundial de Saúde) apoiada pelo Mistério da Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até os seis meses de idade e que a amamentação continue até os dois anos ou mais, como complemento à alimentação. Apesar das recomendações, existe uma discriminação contra mulheres que amamentam em público. Eu sempre amamentei em público e nunca passei nenhum constrangimento, mas há recorrentes casos de mães que são repreendidas ou constrangidas por amamentar em locais públicos, uma polêmica já existe desde 2011.

Exemplo é o caso da turismóloga Geovana Cleres, que foi impedida de amamentar sua filha Sofia de um ano e quatro meses no Sesc Belenzinho, em São Paulo, em 2013. Segundo Geovana, “Ela [funcionária do local] falou que outras crianças poderiam ficar olhando e ficariam com vontade, o que é um absurdo. Depois, ela disse que outras pessoas já reclamaram porque se sentiram ‘constrangidas’ ao ver a cena.” Outro caso foi da antropóloga Marina Barão, que foi proibida de amamentar seu filho Francisco, na época com três meses, no espaço do Itaú Cultural.

Recentemente a atriz Luana Piovane falou no Instagran sobre o constrangimento que sente ao amamentar em público.  Ela contou na rede social o que faz para facilitarn a amamentação dos filhos em público: “Não me sinto bem. Imaginem como não ficam de butuca querendo ver ‘os peitos da Luana Piovani’… Mas eu sempre fui prum cantinho e embaixo da camiseta sempre tinha uma regata, tipo lingerie, para facilitar. Só pôr o peito para fora e amamentar“, disse.

2015-10-05 (3)

Luana defende o direito das mulheres de amamentar em qualquer lugar: “Ninguém deve ter vergonha de amamentar, inclusive já tem lei garantindo o direito de amamentar em qualquer lugar” e publicou no Instagram uma foto com o apelo: “Amamente”.

Em resposta à discriminação, ja foram organizados vários mamaços em locais públicos, para incentivar a amamentação em público. O evento consiste em uma reunião de mulheres que alimentam seus filhos livremente em forma de protesto, mostrando que colocar os seios para fora não tem nenhuma conotação sexual. E voc^, amamenta em público? O que acha dessa discriminação?

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz