Como lavar a roupa do bebê

Quando compramos uma roupinha nova para o bebê é recomendável que esta seja lavada antes de ser usada pela primeira vez, não importa a idade da criança.  Essa é uma recomendação do Departamento de alergia e imunologia da SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria. A primeira lavagem deve ser feita com detergente neutro e vários enxagues, para remover ao máximo os produtos químicos presentes no tecido.

Lave as peças antes de usar

  Os tecidos contêm substâncias tóxicas e algumas delas são irritantes da pele e podem causas alergias na pele. Em alguns casos podem agravar quadros de alergia. Se seu filho apresenta algum quadro alérgico após contato com uma roupa nova, consulte imediatamente o pediatra. já existentes.

  Há várias substâncias tóxicas que podem estar presentes na roupa, como: corantes azoicos nos fios do tecido, metais pesados como chumbo, cádmio e mercúrio, formaldeído e pesticidas nas fibras do algodão. A Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção está elaborando um regulamento para controle de 12 substâncias tóxicas que podem estar presentes em roupas.

  Tecidos com mais estampas e cores são aqueles que potencialmente causam mais danos à saúde. As reações podem ser imediatas, como irritação da pele, vermelhidão e coceira no corpo, principalmente áreas de maior transpiração como nas  dobrinhas dos braços e pernas, aquilas e pescoço. Se isso acontecer, leve o seu filho imediatamente ao pediatra!

Lave as roupas do bebês separadas 

As roupas do bebê devem ser lavadas separadas das roupas dos adultos para evitar o risco de contaminações devido a bactérias que podem estar presentes no suor em regiões como axilas, pés e virilha nas roupas de adultos.  Você pode separar uma bacia ou balde só para as roupinhas do bebê.

 

Se possível lave à mão

A lavagem manual é a mais indicada por permitir uma limpeza um pouco mais detalhada. Caso lave à mão, coloque para secar ao sol, para evitar o surgimento de fungos e ácaros.É aconselhável que a roupa seja lavada em separado por tipo de tecido, cor, textura e finalidade de uso. É importante também centrifugar e secar bem a roupa quando lavar na máquina. Algumas máquinas já tem um modo de lavagem especial para roupas de bebê. Se for lavar roupas mais delicadas na máquina, basta colocá-las dentro de um saquinho próprio para isso, para proteger as peças.

 saco-para-lavar-roupa-com-ziper_16061_301_1

Enxague bem 

Para garantir que todo resíduo de produto tenha sido retirado, é importante enxaguar muito bem. O ideal é enxaguar cada peça separadamente de e mais de uma vez para evitar coceiras e irritações.

NÂO ESQUEÇA! O cuidado com a higienização da roupa nova faz parte das medidas de proteção do bebê e da criança.

Loja do Papi