Campanha pela amamentação

O dia 01 de agosto é o dia Mundial da Amamentação.  O Ministério da Saúde  lançou uma campanha para estimular o aleitamento materno. A recomendação é amamentar até o bebê completar pelo menos um ano de vida. A campanha visa conseguir o apoio das empresas para que as mães continuem amamentando enquanto trabalham. As mães que amamentam têm direito a pausas durante o expediente para amamentar o seu filho ou para fazer a retirada do leite para que outra pessoa possa alimentar a criança em casa.

Somente o leite materno tem tudo o que a criança precisa até completar seis meses de vida. Além de alimentar, sacia a sede e fortalece o sistema imunológico contra doenças. Segundo Lumena Castro Furtado, secretária nacional de Atenção à Saúde, pesquisas já provaram que o leite materno é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade das crianças menores de cinco anos.

Atualmente, segundo o Ministério da Saúde, apenas 66% das mulheres que trabalham conseguem manter a amamentação até a criança completar um ano. Por isso a campanha tem o enfoque nas m~es que trabalham e lembra os benefícios do aleitamento materno, para estimular as mães a continuar amamentando mesmo depois de voltar à sua rotina de trabalho. Para isso o papel das empresas é muito importante no sentido de criar creches ou salas de apoio para que as mães fazerem a retirada e armazenem o leite.

 

 

 

FONTE: globo.com