Fantasia infantil – Diversão com Segurança

Vestir fantasia pode ser divertido em qualquer ocasião e as crianças adoram. Mas é muito importante que a fantasia infantil seja confortável e segura.

Para quem não quer gastar muito dinheiro, pode pegar peças do próprio guarda-roupa da criança e customizar em casa. Com um pouco de criatividade dá pra fazer coisas bem interessantes. Lembre-se que para as crianças o mais importante é a brincadeira e não precisa muito para transportá-las para o mundo da fantasia. Aproveite a imaginação infantil e divirta-se junto com o seu filho, fazer a fantasia junto com ele pode se tornar um momento muito divertido!

Conforto e segurança

O conforto é muito importante para uma criança e por isso deve vir em primeiro lugar. Veja abaixo algumas recomendações importantes:

  •  Quando você for comprar uma fantasia para seu filho verifique sempre se há selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro.
  • Tenho muita atenção  com as modelagens das roupas, que não devem ser muito apertadas. Evite mangas compridas ou partes que arrastem no chão que possam fazer a criança tropeçar. A fantasia deve ter modelagem soltinha para dar liberdade de movimentos à criança;
  • Os sapatos também devem ser confortáveis. Evite saltos, bicos muito finos e qualquer detalhe que possa dificultar para a criança andar. O calçado deve ser macio, anatômico e de preferência, no tamanho certo, nem muito grande, nem muito pequeno;
  • O tecido deve ser leve, para não causar calor, irritações e assaduras na pele. É muito importante olhar a etiqueta para assegurar-se de que a fantasia não é feita de materiais inflamáveis, o que pode trazer risco para a criança.
  • Prefira os tecidos de fibra natural, como o algodão. Os tecidos sintéticos são altamente inflamáveis em caso de algum contato com chamas e além disso esses tecidos esquentam muito não permitem à pele “respirar”, o que pode causar brotoejas ou até mesmo desidratação.
  • Algumas fantasias têm acessórios como escudos, coroas, espadas entre outros, que podem machucar a criança. Portanto, examine com cuidado se são muito pontiagudos ou desconfortáveis.
  • Verifique também se há partes pequenas que possam se soltar e serem levadas à boca pela criança. Se houver botões se certifique que estejam bem firmes.
  • As máscaras não são recomendadas para as crianças menores, pois além de dificultar a visibilidade, costumam causar calor, desconforto e dificultar a respiração.  Uma boa opção é uma pintura facial com tintas apropriadas para uso infantil.
  • Se for pintar o rosto da criança, use apenas maquiagem própria para o uso infantil, que são mais leves e podem ser removidas com facilidade;
  • As fantasias dos bebês merece especial atenção. Esta deve ser de tecido macio, sem detalhes que possam arranhar ou irritar a pele sensível da criança. Além disso, é importante checar se não há nenhum detalhe que possa se soltar, ser levado à boca e ser engolido;
  • Detalhes como paetês, pérolas, lantejoulas, entre outros, não são recomendados para crianças menores de 3 anos. Como precaução,  é recomendável  levar uma muda de roupa confortável na bolsa, caso a fantasia cause incômodos;
  • Crianças que estão na época de desfralde devem usar fantasias que permitam ir ao banheiro com facilidade.

 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar