A volta pra casa – descobrindo um mundo novo

O nascimento de um filho é um dos momentos mais importantes na vida dos pais. Os momentos mais marcantes na nossa vida com certeza a confirmação da minha gravidez, o nascimento da Julia e a nossa volta pra casa. Foram momentos de muita felicidade, mas tambem de dúvidas e ansiedade por tudo o que vinha pela frente, que superamos juntos, nos unindo e fortalecendo ainda mais. Pela nossa experiência, posso dizer que é essencial buscar o máximo de informações possível em fontes confiáveis, para lidar tanto com a gravidez e parto, quanto com a chegada do bebê em casa, para que possamos curtir cada momento com mais tranquilidade.

1000883_10201566971723026_751120083_n

Os cuidados com a criança recém nascida são muito importantes, porém, é preciso saber o que realmente é necessário e o que é exagero. É preciso criar um ambiente tranquilo, mas que também não seja muito diferente da rotina da casa. Por exemplo, não é necessário evitar os barulhos que já fazem parte do dia a dia, ao qual a criança já está acostumada, afinal, ela ouvia isso o tempo todo de dentro da barriga.

Nós criamos algumas coisas especiais durante a minha gravidez, que nos marcaram. Uma dessas coisas foi uma lista de músicas que tinha um significado especial pra gente. Uma dessas músicas foi “Julia Dream” do Pink Floyd, que deu o nome à Julia, e logo depois que ela nasceu e que fomos para o quarto o Elton cantou pra ela se sentir acholhida, pois o  bebê ouve desde os 5 meses de gestação e com certeza reconhece as vozes e outros sons familiares.  Logo que chegamos em casa, depois de tirar as fotos da chegada, Elton fez um tour de boas vidas, mostrando todo o apartamento, pra ela se sentir em casa. Parece bobagem, mas acreditamos que isso afeta positivamente o bebê, mesmo que ele não entenda cada palavra, mas com certeza os bebês sentem cada gesto de carinho dos adultos e já está provado que eles são receptivos aos estímulos dos pais. Afinal, o parto é uma mudança muito radical e não custa nada deixar bem claro para a criança que ela é bem vindo ao mundo!

1013521_10201567282290790_214362967_n

O bebê recém nascido é altamente vulnerável e tem de estar sempre sob supervisão. Por isso nos programamos e nos preparamos psicologicamente para viver em função da Julia nesse início. Eu me desliguei de tudo que lembrava trabalho e obrigações para ficar só com ela, dar bastante colo e amamentar em livre demanda.  Como ela dorme bastantes, eu aproveito para descansar também.

Julia ainda está se adaptando a seu novo ambiente que ela acha um pouco barulhento e claro demais. Nós moramos perto de uma área que sempre acontecem eventos e isso atrapalha um pouco o sono dela, que leva “sustos” com qualquer barulho mais alto e até chora. Nós procuramos sempre embrulhá-la em um cueiro pra dormir. O contato com o corpo é muito eficiente e acalma.  Ela também se acalma muito passeando com o Elton, que anda pela sala e canta para ela. Até agora foi a medida mais eficiente para acalentá-la e amenizar as crises de cólica.

999530_10201567282210788_1295746614_n

A chegada da Julia mudou absolutamente tudo em nossas vidas. É tudo muito novo, e tudo requer uma adaptação rápida. Mas sem sombra de dúvidas, nos tornar pais foi a melhor sensação que sentimos na vida. Não há no mundo que se compare, nós muitas vezes ficamos apenas observando a Julia, sem falar nada, com um sorriso no rosto e nenhuma dificuldade é capaz de superar essa alegria. É incrível como um ser tão pequeno nos faz sentir algo tao grandioso. É tanto amor que eu nem imaginava que poderia sentir.

1017474_10201567282370792_1365909373_n

Nós ouvimos muitos comentários negativos sobre se ter um bebê em casa, mas pelo menos para nós, tudo é bem mais fácil e prazeroso do que todos falavam. Claro que o fato de a Julia ter nascido saudável ajuda muito. O mais difícil desses primeiros dias é o sono, mas com um pouco de organização dá pra adaptar a rotina e aproveitar pra descansar enquanto a Julia está dormindo. Cada momento com a nossa filhinha é muito especial e supera qualquer dificuldade. Acho que o segredo é uma boa preparação antes do nascimento do bebê, buscando informações seguras e depois que o bebê nascer, manter sempre a calma e confiar no seu instinto materno.

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz